[MM]

 

14 perguntas sobre troca de captadores que você sempre quis saber e não tinha pra quem perguntar

Posted 15/12/2012 by Erico Malagoli in Acessórios
trocar captadores de guitarra

Trocar captadores é algo que pode transformar sua velha guitarra em uma potente máquina de timbres alucinantes. A idéia é boa e o custo é baixo. Quer saber mais? Leia abaixo.

1 – Porque trocar os captadores da sua guitarra?

O captador é a alma da guitarra, com a troca, você consegue um belo upgrade no instrumento, além de customiza-lo para o seu gosto. Veja matéria. Clique.

2 – Qualquer guitarra vale a pena a troca dos captadores?

Com certeza, com bons captadores você consegue uma excelente melhora de som em qualquer instrumento, só atente para escolher os captadores corretos para o seu estilo musical e instrumento. Veja matéria. Clique.

3 – O que são captadores single-coil, humbuckers, etc?

Os captadores single-coil possuem uma única bobina, são originais de guitarras como as stratos e as telecaster, possuem um timbre mais brilhante e um chiado característico.

Um outro exemplo de singles são os P90, que em termos de timbre ficam quase que entre um single de strato e um humbucker. Ou seja, são mais encorpados e mais “fechados” que um single tradicional, porém menos encorpados e mais brilhantes que um humbucker.

Os humbuckers foram projetados para eliminar o ruídos, em contrapartida possuem um timbre mais gordo e grave. Existem ainda os humbuckers em formato de single, com características parecidas com um humbucker, porém com um timbre mais magro.

4 – Para trocar os captadores preciso trocar toda a parte elétrica também?

Se estiver tudo funcionando bem e os componentes forem adequados aos captadores que você ira colocar, não ha necessidade de substituição Por exemplo, se sua guitarra já possui bons potenciômetros de 250K e você irá instalar captadores single-coil, não há porquê trocá-los, porém se os potenciômetros desta guitarra fossem de 500K, aí a troca seria recomendável.

5 – Posso misturar captadores em alnico com captadores cerâmicos em uma mesma guitarra?

Isso depende da guitarra e dos captadores envolvidos:

  • Guitarras com 2 captadores não há problemas.
  • Guitarras com 3 captadores single-coil não há problemas.
  • Guitarras HSS ou HSH:

Neste caso deve-se analisar os captadores: Os singles em alnico são os mais vulneráveis, portanto se eles ficarem próximos de um humbucker de imã cerâmico (especialmente se for um HB de 3 imas cerâmicos), pode sim ocorrer uma perda de magnetização do single.

Por exemplo: Um set HSS com um Intruder na ponte e 2 Custom Alnico Blues (meio e braço), o problema poderia ocorrer somente no single do meio.

Esta é a grande vantagem da troca dos captadores: a possibilidade de escolher os captadores certos para o seu gosto musical. 

6 – Caso meu captador em alnico perder magnetismo, isso é reversível?

Com certeza, basta remagnetizá-lo que ele voltará ao normal. Porém como para fazer isso é necessário um magnetizador, o ideal é contatar o fabricante dos pickups.

7 – Qual a diferença entre imãs em alnico e imãs cerâmicos?

Captadores com imãs em alnico tendem a ter um timbre mais limpo, definido e cristalino. Existem vários tipos de alnico, sendo que os mais utilizados em captadores são os de alnico 2 (mais macio) e 5 (mais brilhante e forte). Os imãs em alnico são os mais utilizados em captadores “vintage”.

Já captadores com imãs cerâmicos tendem a ter mathree_way_singlecoil_pickup_selector_wiring_smallis ataque e ganho. Geralmente possuem também mais corpo e agudos. Mas isso não é uma regra, visto que há muitos outros componentes no captador que influem no timbre.

O grande lance do captador é o projeto, ou seja, como é feita a interação de todas as variáveis a fim de se chegar a um determinado resultado.

8 – Posso escolher captadores específicos para meu estilo?

Esta é a grande vantagem da troca dos captadores: a possibilidade de escolher os captadores certos para o seu gosto musical. Veja pergunta 1.

9 – Captadores P90 servem em guitarras com furacão para humbucker?

Não, o tamanho de um P90 é diferente do de um humbucker. Porém existem opções de P90 tamanho humbucker, como o Fat Boy, da Malagoli.

Neste caso, você consegue um timbre de P90 em sua guitarra com furação humbucker, sem precisar de qualquer alteração.

10 – Como é feito o processo para evitar microfonias no captador?

Este processo é chamado de parafinamento. Trata-se de um “banho de parafina” onde os espaços entre os fios da bobina e as partes do captador serão preenchidas com uma mistura de parafina e cera, evitando que vibrem e, com isso, a microfonia.

Como o processo é feito com parafina quente, recomendo procurar alguém capacitado para o serviço, a fim de evitar acidentes.

11 – Eu mesmo posso fazer a instalação dos captadores?

Se você tiver familiaridade com um soldador, a troca é muito fácil. Caso contrário, consulte um luthier de confiança. Outra opção são os circuitos solderless, onde você faz a instalação de qualquer captador sem soldas.

mais captadores12 – Qual a diferença entre captadores de um e quatro condutores?

Esta pergunta diz respeito a Captadores duplos, uma vez que os singles possuem sempre 2: um positivo e um terra.

Os humbuckers de um condutor já são ligados em série, ou seja, as duas bobinas estão sempre ligadas. Portanto o condutor deste captador é o positivo e a malha que o envolve é o terra.

Com 4 condutores (fora a malha) o captador pode ser ligado em série, porém permite também outras opções de ligações, como paralelo, mudança de fase e splitar as bobinas. Existem ainda Captadores com 3 condutores, onde se tem o positivo, o terra e um terceiro que se refere à junção das 2 bobinas, a fim de splitá-las

13 – Qual é a ligação que devo utilizar em meus captadores humbuckers, série ou paralelo?

A ligação padrão, utilizada originalmente nas Les Paul e em todas as demais guitarras é em série. A ligação em paralelo geralmente é utilizada como uma opção a mais, com seu acionamento através de uma chave série/paralelo.

A ligação em série resulta em um timbre cheio, forte e encorpado, já em paralelo o som fica mais magro e brilhante.

14 – Se fizer a ligação do captador errada, ele queima?

Não, o máximo que pode ocorrer é o captador não funcionar, mas ele não estará danificado, bastará liga-lo corretamente e tudo se resolverá.

 



About the Author

Erico Malagoli
Erico Malagoli

Especialista em captadores, trabalha como gerente comercial na Malagoli Captadores.

[Sparflex]

VEM ESCREVER PRO MUSICTUBE. Fale conosco! Siga-nos no Twitter - Siga-nos no Facebook Siga-nos no Google+